Serviços

O Lar Residencial constitui-se como uma resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento coletivo, num contexto de “residência assistida”. Este espaço recebe pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, pretendem integração numa instituição.

Os residentes acedem a serviços de apoio biopsicossocial, orientados para a promoção da qualidade de vida.

Serviços da Resposta Social de ERPI:

  • Alojamento
  • Alimentação
  • Tratamento de roupas
  • Cuidados de higiene pessoal
  • Cuidados de imagem
  • Acompanhamento psicossocial
  • Acompanhamento ao exterior
  • Acompanhamento a consultas
  • Assistência Médica
  • Assistência de enfermagem
  • Assistência medicamentosa
  • Atividades de animação e ocupação
  • Serviços de Fisioterapia
  • Serviço Religioso

Horário de Funcionamento:
Diariamente, 24h por dia.

Processo de Inscrição:
O candidato e/ou familiar deverá dirigir-se à instituição, nos respetivos dias de atendimento, a fim de ser elaborado um processo de inscrição individual.

Deverá, nesse momento, entregar os seguintes documentos:

a) Bilhete de identidade/Cartão de Cidadão;
b) Cartão de Beneficiário da Segurança Social;
c) Cartão de Contribuinte;
d) Cartão de Saúde (SNS);
e) Relatório do médico de família, com o quadro clinico/saúde do utente;
f) Ultima Declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
g) Declaração anual de pensões, ou na ausência de rendimentos, uma declaração comprovativa da Segurança Social;

O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

Ao instituir-se o Centro de Dia, no âmbito das respostas sociais, procurou-se que o mesmo possibilitasse uma oferta de serviços de proximidade diversificada, permitindo que o cidadão permanecesse, o maior tempo possível, no seu meio habitual de vida, retardando e invertendo a lógica de integração em Lar, como a única resposta possível.

Simultaneamente, o Centro de Dia é uma resposta que possibilita às pessoas novos relacionamentos e elos de ligação com o exterior, através do estabelecimento de contactos com os colaboradores, voluntários, clientes e pessoas da comunidade.

Serviços da Resposta Social de Centro de Dia:

  • Alimentação
  • Tratamento de roupas
  • Cuidados de higiene pessoal
  • Cuidados de imagem
  • Transporte
  • Acompanhamento psicossocial
  • Acompanhamento ao exterior
  • Acompanhamento a consultas
  • Assistência Médica
  • Assistência de enfermagem
  • Assistência medicamentosa
  • Actividades de animação e ocupação
  • Serviço religioso

Horário de Funcionamento:

De 2ª a Sábado, exceto feriados, das 8:30h às 19h.

Processo de Inscrição:

O candidato e/ou familiar deverá dirigir-se à instituição, nos respetivos dias de atendimento (Terças e Quintas das 14:00h às 17:00h), a fim de ser elaborado um processo de inscrição individual.

Deverá, nesse momento, entregar os seguintes documentos:

a) Bilhete de identidade/Cartão de Cidadão;
b) Cartão de Beneficiário da Segurança Social;
c) Cartão de Contribuinte;
d) Cartão de Saúde (SNS);
e) Relatório do médico de família, com o quadro clinico/saúde do utente;
f) Ultima Declaração de IRS e respectiva nota de liquidação;
g) Declaração anual de pensões, ou na ausência de rendimentos, uma declaração comprovativa da Segurança Social;

O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma resposta social organizada a que as pessoas em situação de dependência podem ter acesso para satisfação de necessidades básicas e específicas, apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana e actividades sócio-recreativas. Este conjunto de serviços é prestado no domicílio habitual de vida do cliente, contribuindo para a promoção da sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou do seu agravamento.

Os objectivos da resposta social Serviço de Apoio Domiciliário visam proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento individual dos clientes, num clima de segurança afectiva, física e psíquica, durante o tempo de utilização da resposta social, através de um atendimento individualizado e personalizado, da colaboração estreita com a (s) pessoa (s) próxima (s), quando existente e desejável pelo cliente, numa partilha de responsabilidades em todo o processo de acompanhamento.

Simultaneamente, o Centro de Dia é uma resposta que possibilita às pessoas novos relacionamentos e elos de ligação com o exterior, através do estabelecimento de contactos com os colaboradores, voluntários, clientes e pessoas da comunidade.

Serviços da Resposta Social de Apoio Domiciliário:

  • Higiene Pessoal
  • Alimentação
  • Higiene Habitacional
  • Tratamento de Roupas
  • Acompanhamento ao exterior
  • Acompanhamento a consultas
  • Assistência medicamentosa

Horário de Funcionamento:

De 2ª. a sábado, incluindo feriados, com o seguinte horário: 8h.00m às 20h.00m(Horário de Inverno) | 8h.00m às 21h00m (Horário de Verão)

Processo de Inscrição:

O candidato e/ou familiar deverá dirigir-se à instituição, a fim de ser elaborado um processo de inscrição individual.

Deverá, nesse momento, entregar os seguintes documentos:

a) Bilhete de identidade/Cartão de Cidadão;
b) Cartão de Beneficiário da Segurança Social;
c) Cartão de Contribuinte;
d) Cartão de Saúde (SNS);
e) Relatório do médico de família, com o quadro clinico/saúde do utente;
f) Ultima Declaração de IRS e respectiva nota de liquidação;
g) Declaração anual de pensões, ou na ausência de rendimentos, uma declaração comprovativa da Segurança Social;

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